Olá caro leitor, desta vez vamos falar um pouco sobre o periférico para computador mais usado no mundo, as impressoras.
Atualmente muitas fabricantes produzem impressoras e multifuncionais, disponibilizando-os em vários modelos. Alguns fazem impressões a jato de tinta e outros a laser.
Para falar de qualidade, nos dias atuais, seria injusto dizer que impressoras a laser são melhores que as jato de tinta, pois a alta tecnologia embarcada nesses equipamentos tornam o resultado de seu objetivo, ou seja, as impressões de excelente qualidade. Vale ressaltar um detalhe importante que pode desempatar esse fator que é a velocidade de impressão. Impressoras Laserjet imprimem em uma velocidade bem superior as jato de tinta.
Mas não vamos ficar falando de assuntos que muitos já sabem, vamos falar do que realmente interessa, a manutenção das impressoras.
Manter uma impressora Laserjet é sempre mais barato que uma a jato de tinta pois, cada cartucho de toner imprime em média 1200 páginas, a um custo médio por página de R$ 0,12. Enquanto uma impressora jato de tinta imprime apenas cerca de 100 página por cartucho de tinta, o que equivale a um custo médio de R$ 0,30 por página.
É bom salientar também, que as impressoras a jato de tinta, atualmente comercializadas, utilizam cartuchos de tinta que são caros se levado em conta seu rendimento. Enquanto as Laserjet, apesar de também caros os cartuchos, rendem muito mais páginas impressas.
Em alguns modelos comercializados, os cartuchos podem ser recarregados, enquanto em outros modelos, essa possibilidade não existe, o que torna essa impressora inviável, pois normalmente o custo dos cartuchos de reposição chegam a 70% o valor da impressora nova.
É bom dizer também caro leitor, que algumas impressoras possuem suas “cabeças de impressão” acopladas ao hardware da impressora, o que é ruim, pois se acontecer entupimento das mesmas, dificilmente será possível um reparo, e a troca da cabeça de impressão acarretará um gasto equivalente a 80% o valor de uma impressora nova. Quem compra esse tipo de impressora, deve ter um volume de impressão diário, evitando assim o entupimento das “cabeças”. Eu aconselho a compra de impressoras cujo a “cabeça de impressão” fique no cartucho e não na impressora, pois na pior da hipóteses, em caso de entupimento, apenas a troca do cartucho entupido resolverá o problema.
O melhor mesmo, é sempre conhecer bem o equipamento que deseja antes de comprá-lo. Pergunte a seu técnico de confiança, e ou a conhecidos que tenham experiência com esse tipo de equipamento, qual é melhor para atender a sua necessidade.
Um forte abraço a todos!
Misael W. Andrade
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50