Os casos de dengue se alastram Brasil afora e Prados registrou seu primeiro caso em 2016.
O Prados Online conversou com exclusividade, com a Secretária de Saúde de Prados, Consuelo Gonçalves Ferreira, que juntamente com sua equipe nos explicou a atual situação na cidade. Segundo ela, NÃO HÁ MOTIVO PARA PÂNICO OU ALARMISMO, MAS SIM PARA UMA MOBILIZAÇÃO EM PROL DA SAÚDE DA COMUNIDADE COMO UM TODO, a cidade de Prados continua classificada dentro dos parâmetros adotados pelo Governo Federal como “Não Infestada”, apesar de que, ainda que dentro de uma margem de segurança, o número de focos do mosquito Aedes Aegypti na cidade tenha aumentado 5X nos últimos 3 anos.
Os números preocupam a secretária, que nos mostrou que medidas estão sendo tomadas: dentre elas o número de pessoas envolvidas no combate ao mosquito pulou agora no início do ano, de 3 para 22, isso foi possível através de capacitação das agentes de saúde que passaram a incorporar a função. Além disso, moradores estão sendo notificados e inclusive sujeitos a multas e outras sanções. Consuelo afirmou ainda que o departamento de obras irá colaborar com o setor de saúde no combate aos focos, principalmente no que diz respeito a limpeza de córregos e retirada de entulhos, e que se necessário for, outras ações podem vir a acontecer .
A responsabilidade é de nós todos.
O momento é de alerta, e não adianta aumentar o empenho do Poder Público se cada um de nós não fizer a sua parte. Basta conferir uma vez por semana em casa, no quintal e arredores e acabar com qualquer coisa que acumule água.
Uma dica importante é que se há lugares que de qualquer maneira vão acumular água, você pode adicionar água sanitária ao local, já é o suficiente para que o mosquito não coloque ali seus ovos (ele só gosta de água limpa e pura).
Vale a pena nessa hora, conversar com vizinhos e amigos afim de que haja uma mobilização, e assim não deixar que a situação mude e saia de controle em nossa cidade.
1 Caso confirmado e 7 suspeitas em Prados.
Ainda segundo as informações fornecidas por Consuelo, nos últimos 2 anos os números da dengue em Prados foram:
2014: 9 suspeitas e nenhum caso confirmado;
2015: 13 suspeitas e 2 casos confirmados (nenhum deles foi infectado em Prados)
Agora em 2016, com apenas 20 dias corridos no ano, temos 8 notificações (casos suspeitos) e um deles se confirmou, com o agravante de que dessa vez, a pessoa não viajou, e portanto, foi infectada aqui mesmo em Prados.
O que acontece com essas pessoas?
Cada vez que um médico suspeita de um caso de dengue ele notifica a Secretaria de Saúde que repassa a informação ao Governo Federal. Esse paciente, mesmo enquanto apenas caso suspeito, já recebe todo o medicamento necessário e os exames que são feitos dias depois servem para investigar e liquidar focos do mosquito de acordo com o local onde a pessoa mora ou possivelmente se infectou.
ZIKA e Febre Chikungunya, existe risco?
Essas duas doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito e Brasil afora tem causado problemas, mas quanto a isso a secretária explicou que não há NENHUM TIPO DE SUSPEITA, NENHUMA NOTIFICAÇÃO OU INDÍCIO, que aponte possibilidade dessas doenças em Prados.
O Prados Online se manterá em contato constante com a Secretaria de Saúde e emitirá boletins periódicos para manter a população informada. No momento, o importante é cada um se manter alerta, em caso de sintomas procurar o médico e em caso de dúvidas sobre a prevenção, procurar a Agente de Saúde do seu Bairro ou o Departamento de Saúde através do telefone 3353-6388.
Publicado em 21/01/2016 às 14:30
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50