Após quase 30 anos o Parque Municipal Ecológico da Serra do Lenheiro pode sair finalmente do papel.
O Decreto nº 6.408., que entrou em vigor no último dia 14 de janeiro, regulamenta a gestão do parque e é resultado de acordo firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Prefeitura de São João Del Rei em outubro do ano passado, sinalizando fim de impasse que se arrasta desde 1988. Na prática o espaço de proteção ambiental com área de 207 hectares deve ainda demorar pelo menos três anos até ser efetivamente implementado. Até lá será inscrito no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e passará por intervenções estruturais, como sinalização e fechamento de área de conservação.
O Parque Ecológico Municipal da Serra do Lenheiro foi criado pela Lei Municipal nº3356, de 1998. Mas na época a iniciativa se restringiu a lançamento no papel, exatos dez anos depois de outro decreto ter declarado a área como de Proteção Paisagística. Quase duas décadas depois nada mais havia sido feito até o MPMG decidir intervir e entrar em acordo com o Poder Público Municipal.
A criação do novo parque é uma ótima notícia para toda a região, a Serra do Lenheiro é reconhecida como local de beleza exuberante, propício a prática de esportes e lazer, além de abrigar importantes sítios arqueológicos.
Informações: Gazeta de São João del Rei
Fotos: Suricate na Trilha, MP MG
Publicado em 02/02/2016 às 10:33
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50