O Gabinete Militar do Governador, por meio da sua Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), está realizando, desde a terça-feira (27/9), o curso de Capacitação Básica em Proteção e Defesa Civil (CBPDC), na cidade de Guaxupé, Território Sul. O curso se encerra na quinta-feira (29/9).
O treinamento tem como principal objetivo promover a conscientização em ações relacionadas à minimização dos efeitos provocados por desastres tecnológicos e os desastres naturais – incluindo tragédias, catástrofes, estiagem, período de chuvas. Dessa forma, o curso fornece conhecimentos fundamentais aos agentes de proteção e defesa civil, para atuar com o objetivo comum de estabilizar uma situação crítica, proteger vidas, propriedades e o meio ambiente.
As aulas são ministradas por integrantes da própria Defesa Civil Estadual e conta com a participação de docentes de outras instituições como Valdimir Eylson Serafini, supervisor geral de Endemias da Regional de Saúde em Alfenas/MG, Rosangela Mattioli Silva e Cibele Mally de Souza, analistas da Gerência de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, e Rodrigo Bueno Belo, do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Para o Diretor de Logística da Defesa Civil Estadual, tenente Walmer Andrade, que também atua como instrutor, o curso “é uma grande oportunidade para, além da difusão de conhecimentos sobre as medidas anteriores e posteriores a ocorrência de desastres, haver o estreitamento das relações entre os integrantes do sistema, fortalecendo a atuação conjunta e articulada para a construção de comunidades mais resilientes”.
A capacitação pretende reforçar o Programa Minas Mais Resiliente (MMR) que, por sua vez, pertence ao contexto das Políticas Transnacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) e desdobra a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil em Minas Gerais.
Publicado em 29/09/2016 às 08:50
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50