Abrir um negócio em território mineiro não é mais tarefa de alguns meses com idas e vindas a muitos órgãos. O Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), está simplificando cada vez mais o processo, cujo tempo médio chega a sete dias, e em alguns casos, apenas três dias, após a implantação do registro digital.
A rapidez na abertura de empresas tem colocado Minas Gerais numa posição de vanguarda no Brasil. Contudo, para melhorar ainda mais a integração e o ambiente de empreendedorismo, a Jucemg e o Sebrae Minas propõem levar o projeto Sala Mineira do Empreendedor a 300 cidades com a parceria das Prefeituras Municipais.
Para isso, esses parceiros se reúnem em Montes Claros (Território Norte), dia 29 de março, no “Encontro de Prefeitos”, com administradores de 85 cidades da região. É a primeira grande mobilização para mostrar aos novos gestores a importância de facilitar o desenvolvimento econômico e social com ações conjuntas, por meio da Sala Mineira do Empreendedor. Haverá no mesmo espaço todos os serviços da Jucemg e os produtos do Sebrae, capacitações e eventos.
Esse trabalho de facilitar a vida do cidadão que quer empreender se dá a partir da disposição do Governo Estadual e da assinatura do Termo de Cooperação Técnica que visa à implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Alguns territórios de desenvolvimento já têm Salas do Empreendedor em funcionamento: Alto Jequitinhonha (Diamantina), Oeste (Divinópolis), Caparaó (Ponte Nova) e Triângulo Sul (Uberaba).
Centralização que ajuda
As salas surgem para retirar obstáculos que dificultam a vida de quem empreende ou pretende empreender. Elas vão fornecer informações úteis ao empreendedor, serviços diferenciados e proporcionar maior rapidez na abertura de um novo negócio.
Com o novo alinhamento e cooperação técnica, a Sala Mineira do Empreendedor se torna realidade nos municípios com a parceria entre Jucemg, Sebrae Minas e as Prefeituras. A Jucemg, entre outras responsabilidades, se encarregará de capacitar os servidores sobre registro empresarial.
O Sebrae Minas cuidará, por exemplo, da identidade visual e da gestão das Micro e Pequenas Empresas (MPEs. Já a Prefeitura disponibilizará o espaço físico (preferencialmente do programa Minas Fácil) e os recursos humanos. A atuação nas Salas do Empreendedor será embasada em três pilares: orientações e informações, serviços e capacitação.
Segundo o técnico da Jucemg, Gabriel Tavares, celeridade e eficiência são os preceitos pelos quais serão conduzidas as Salas Mineiras do Empreendedor. A junção de forças visa, acima de tudo, desburocratizar a abertura de novos negócios. Após a reunião de Montes Claros, a mobilização vai ocorrer em outras regiões.
Publicado em 24/03/2017 às 09:47 hrs.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50