O Governo de Minas decretou situação de emergência em saúde pública por causa do surto de febre amarela em 94 dos 853 municípios do estado. Eles ficam nas áreas de Belo Horizonte, Itabira, na Região Central de Minas Gerais, e Ponte Nova, na Região da Zona da Mata.
A medida foi publicada no Diário Oficial do último sábado (20) e vai vigorar por 180 dias. O número de mortes por febre amarela em Minas Gerais desde dezembro de 2017 já chega a 19.
O decreto autoriza a dispensa de licitação para “aquisição pública de insumos e materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial”.
A medida também cria a “Sala de Situação”, cujo objetivo é monitorar e coordenar as ações administrativas autorizadas neste decreto. Representantes das Secretarias de Estado de Saúde, Governo, Meio Ambiente e Agricultura, além do Gabinete Militar farão parte do grupo.
Prados e região
A Regional de Saúde de nossa região é em São João Del Rei, por aqui o sinal é de alerta. Por aqui, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, São João Del Rei e São Tiago tiveram macacos com a doença confirmada, há ainda casos suspeitos em outras cidades como Barroso por exemplo. Por enquanto não há registro de humanos infectados.
O mais importante no momento é que todos aqueles aptos a receberem a vacina procurem um posto de saúde para se imunizarem.
O que é febre amarela?
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infestados. Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
Importante
Os macacos alertam para o problema, são nossos aliados. A primeira dica é ficar atento e em caso de se deparar com um macaco morto avisar imediatamente as autoridades locais. A segunda dica é não ser babaca e não matar os macacos, eles são apenas vítimas como nós.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50