Você já procurou uma vaga de trabalho pelas redes sociais? Com as interações se tornando cada vez mais virtuais, o mesmo está acontecendo na hora de procurar emprego, alertam os especialistas. Para eles, estar fora das redes sociais pode significar redução das possibilidades de conseguir uma vaga. “As redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas. Logo, faz parte buscar uma colocação no mercado através delas”, observa a coordenadora do curso de psicologia do Centro Universitário Newton Paiva, Andréia Barbosa de Faria.
Na rede social mais famosa entre os brasileiros, o Facebook, isso já acontece, seja com ofertas de postos de trabalho em páginas oficiais de empresas, em grupos específicos com esse objetivo, ou mesmo através de contatos, com postagens na linha do tempo.
O diretor de relacionamento da Smartalk – empresa que atua no segmento de apresentações, com criação de slides, vídeos e conteúdos para diversas plataformas –, Flávio Santos, ressalta que redes sociais são redes de relacionamento. “E uma vaga de emprego está ligada aos relacionamentos, ao network”, observa.
Para a assessora de imprensa Paula Alves, o Facebook pode ser uma vitrine profissional. “No meu caso, consegui uma vaga de trabalho com uma postagem. Eu disse que estava disponível no mercado, um dia depois fui chamada para uma entrevista. Fiquei surpresa como tudo aconteceu”, diz. Ela conta que a proprietária da empresa relatou que analisou o perfil da futura funcionária na rede social, chegando a avaliar até os tipos de curtida.
E não é só no Brasil que isso ocorre. Conforme pesquisa online realizada pela Morning Consult com 5.000 entrevistados nos Estados Unidos, uma a cada quatro pessoas procurou ou encontrou emprego usando o Facebook no último ano. Dessa forma, a rede social lançou em fevereiro deste ano ferramenta de busca de emprego em 40 países, incluindo o Brasil, depois de passar por testes no Canadá e nos Estados Unidos em 2017.
Ferramenta de busca é a nova aposta da empresa
As buscas de vagas pela nova ferramenta do Facebook podem ser feitas por computador ou smartphone. Para desktop, basta acessar facebook.com/jobs, digitar a área ou cargo que deseja no campo de busca e escolher a cidade em que deseja procurar por um emprego. Já em dispositivos móveis, toque na opção “Empregos”, que está localizada na tela “Explorar”.
É possível filtrar vagas por local, área de conhecimento, modelo de contratação etc. As oportunidades de emprego são exibidas para o usuário em um feed, de maneira que os anúncios mais recentes ficam em uma posição de destaque em relação aos mais antigos. Assim que encontrar uma vaga interessante, o usuário pode se candidatar. Existe também a opção de receber alertas quando forem anunciadas novas vagas que correspondam ao perfil do candidato. As empresas que têm a página no Facebook podem fazer anúncios de emprego na própria rede social. O empregador pode usar o Facebook Messenger para agendar entrevistas e até mesmo enviar uma mensagem automática aos candidatos.
Um diferencial é que somente a empresa que receber a candidatura pode ver que ela foi enviada.
*Informações: O Tempo.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50