Logo da série “Domingo na Lira”, feita por Léo Carvalho
Hoje chegamos ao tema principal dessa coluna: Música. No último texto contei um pouco do trabalho de dois artistas que na ocasião estavam expondo suas obras em Tiradentes (veja aqui), e se tratando da arte dos sons também daremos o mesmo espaço, divulgando e mostrando um pouco do que tem acontecido na região.
É com bastante ânimo que o primeiro escrito sobre tem como finalidade apresentar algumas atrações que teremos durante o primeiro semestre deste ano no “Domingo na Lira”.
A série foi pensada com o objetivo de oferecer uma programação duradoura e de qualidade ao longo do ano para a população pradense. Sendo o público cada vez mais presente, percebemos que aos poucos o programa musical nas noites (em geral frias) de domingo vai conquistando seu espaço na cidade e região.
Na primeira temporada, em 2018, presenciamos atrações de alto nível, que através de parcerias, apoios e similares, nomes como Guilherme Vincens (violão), Tadeu Coelho, Antônio Carlos Guimarães (flauta), Mariana Jelen (viola), Renata Vanucci (canto), Duo Reis-Barbeitas (Carla Reis e Flavio Barbeitas, piano e violão), Moacyr Neto (violão), Aduar, entre outros, estiveram presentes na pequena cidade mineira, sempre abrangendo diferentes formas do fazer musical em variadas instrumentações (veja aqui sobre 2018). Este ano não será diferente.
Paulo Eduardo. Foto: Adilson Costa. Enviada pelo saxofonista.
A abertura da temporada 2019 acontecerá no próximo domingo (como o próprio nome diz) com o saxofonista Paulo Eduardo*. Apesar de conhecê-lo a algum tempo – tocamos juntos no BDMG Jovem Músico em Belo Horizonte, Palácio das Artes – só agora tive a oportunidade de trazê-lo como parte da programação.
Veremos uma faceta que para muitos ainda é pouco conhecida: obras contemporâneas para saxofone solo. “O repertório do recital que será apresentado na cidade de Prados, próximo domingo (10 de março), contará com obras contemporâneas para o saxofone, valorizando compositores nacionais como Rodrigo Lima, Gabriel Hermes e Cláudio Santoro. Este último que será lembrado em todo o país em recitais e concertos para comemoração de seu centenário de aniversário.” Paulo ainda diz que além da valorização da obra nacional, com homenagens a grandes compositores brasileiros, “também se encontra no programa compositores como o mexicano Arodi Martinez Serrano e o holandês Jacob ter Veldhuis.”
Ao longo do concerto teremos uso de recursos audiovisuais, aumentando assim a experiência do expectador com a união de estímulos sonoros e visuais em um nível mais alto ainda. Vale mencionar que alguns dias após o concerto de abertura, o saxofonista estará partindo em direção ao México, onde é semifinalista do concurso Panamericanos de Saxofón Clásico de Yucatán 2019. “Espera-se que o público aprecie a linguagem contemporânea da música para saxofone e se entretenham com todo o recital,” completa Paulo Eduardo.
João Vitor Oliveira. Foto: Victor Lima. Enviada pelo violonista
Ao final do mês de Março, João Vitor Oliveira**, violonista vindo de São Paulo para eventos em toda a região realizados pela AssoVio Vertentes, estará em Prados, etapa que será realizada em parceria com a série.
Em um repertório bastante eclético, abrangendo desde obras de caráter popular (arranjadas pelo próprio) até suítes barrocas e sonatas clássicas, certamente teremos uma grande noite musical e violonística. Sobre isso, João diz que “O repertório que apresentarei foi escolhido como um panorama do meu trajeto na música clássica. São obras que representaram muito em diversos momentos da minha vida musical. Desde obras que aprendi no início deste trajeto até peças e a arranjos nos quais trabalho atualmente. Sobretudo é um repertório que apresenta quem sou como músico e violonista.”
É a primeira vez que o violonista se apresenta em terras mineiras: “Já estive algumas vezes no sul de Minas, mas é a primeira vez que vou para Minas Gerais me apresentar. Me sinto muito animado pois gosto muito das terras mineiras e de seu povo. Espero, de coração, que gostem.”
É importante lembrar que ambos os concertos possuem entrada franca. Apesar do nome, esse ano a série “Domingo na Lira” não irá acontecer apenas na sede da instituição. Locais como o Espaço Belbelita e o Teatro Municipal de Prados também serão utilizados de acordo com as necessidades e colocações das atrações. Outros artistas com datas já confirmadas são: Rodrigo Frade (flauta – 28/04), Nicolas Porto (violão, parceria AssoVio Vertentes – 05/05) e Jéfrey Andrade (violão – 19/05).
Separe na agenda!
10/03 – Abertura da série “Domingo na Lira” 2019 – Paulo Eduardo (saxofone) – 20 horas / sede da Lira Ceciliana de Prados
31/03 – Domingo na Lira 2019 – João Vitor Oliveira (violão) – 20 horas / local a confirmar
No próximo texto falarei sobre a programação da Associação de Violão das Vertentes, que é responsável por muitas atrações e eventos na cidade de Prados e região. Outros eventos relacionados:
13/03 – Abertura Temporada 2019 AssoVio Vertentes – Trio Horizontes (Flávio Barbeitas, Fernando Araújo, Michel Maciel) – 20 horas / Centro Cultural da UFSJ – São João Del Rei
30/03 – Temporada 2019 AssoVio Vertentes – João Vitor Oliveira – 19 horas / Cafeteria Empório Gostinho de Minas
Participe e aproveite eventos como os citados acima! Todos com entrada franca e de alto nível!
Octávio Deluchi
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50