Uma pesquisa está estudando protótipos de medicamentos com efeitos colaterais menores em São João Del Rei. O estudo é realizado na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e coordenado pelo professor Clebio Soares Nascimento, juntamente com os professores colaboradores Keyller Bastos Borges e Luciana Guimarães.
Desde 2018, o Laboratório de Química Teórica e Computacional (LQTC) do Departamento de Ciências Naturais (DCNAT) da UFSJ, estuda sobre biomateriais de interesse tecnológico, farmacológico e para química de novos materiais.
De acordo com a UFSJ, o trabalho envolve simulações computacionais para a criação de novos protótipos de medicamentos, como antibióticos e anestésicos locais, de efeitos colaterais menores e com biodisponibilidade melhorada.
Segundo o professor Clebio Soares, há interesse também no estudo de novos dispositivos bioeletrônicos com propriedades de condutividade expandida.
Ainda conforme Soares, a pesquisa envolve o estudo sobre macromoléculas e parte das atividades é “investigar a química supramolecular de biomateriais, analisando via cálculos teóricos e por meio de dados experimentais os processos de formação de complexos do tipo hóspede-hospedeiro de moléculas bioativas formados à base de ciclodextrinas”, finaliza.
*G1
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50