A escola pública é um dos maiores bens que temos e que deve ser sempre valorizado por todos, e quando uma escola tem profissionais comprometidos e sabe seu real papel na formação de cidadãos, ela agrega valores que os alunos levam por toda a vida. Felizmente é o panorama que temos em Prados, na Escola Estadual Dr. Viviano Caldas.
Um bom exemplo disso é o projeto “A inserção do negro no Brasil”, coordenado pelas professoras Adriana Cândida de Assis e Flávia Carvalho, que trabalhou durante o segundo bimestre todos os alunos do segundo Grau da escola, inserindo neles conceitos sobre nossas raízes africanas, e como esses conceitos estão presentes em nosso cotidiano, seja na culinária, na música ou mesmo em expressões que pronunciamos no dia a dia.
Para finalizar o projeto, na última semana houve na escola um dia temático, um evento no qual os alunos, professores, funcionários, alunos de escolas municipais e do CRAS puderam vivenciar na prática tudo que foi aprendido anteriormente. Houve: apresentação de grupos de capoeira, danças (hip hop), declamação de textos e poemas, além de comidas típicas dos povos afrodescendentes no Brasil (feijoada e doces).
Essa valorização de nossa matriz africana, trabalhada de maneira tão minuciosa junto aos adolescentes, certamente produz adultos mais tolerantes e mais conscientes de seu papel na sociedade.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50