Cada pessoa fala e escreve de acordo com o lugar onde está.As diferentes formas de falar e escrever de acordo com diversos fatores: o local onde se mora, a formação escolar, a cultura e o comportamento. A comunicação é o princípio fundamental da língua é a comunicação. Isso explica o porque as falas e escritas se modicam de acordo com suas necessidades comunicativas. E nesse processo temos duas normas linguísticas: coloquial e culta.
A norma coloquial é uma linguagem utilizada no cotidiano em que as palavras não tem de estar de acordo com as regras gramaticais além das gírias e um novo significado para determinadas palavras.
Já a norma culta é o conjunto de regras e padrões linguísticos que correspondem ao que chamamos de Português correto. Ela deve ser utilizada em documentos oficiais e trabalhos acadêmicos. Deve ser utilizada também por autoridades em suas comunicações.
. Então quando se fala “pra” no lugar de “para”, escreve “vc” no lugar de “você” no cotidiano, não é um erro mas uma forma de se comunicar que foi se adaptou ao seu ambiente, cultura e comportamento. Mas quando um ministro da Educação escreve “imprecionante” em vez da forma correta “impressionante” é um erro linguístico, pois como autoridade e pessoa pública, deve se ater à norma culta.
*O conteúdo desta coluna é de exclusiva responsabilidade de seu autor. As colunas são um campo aberto para os seus autores, e quaisquer opiniões nelas, não é uma opinião do Prados Online.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50