Fiquei muito tempo longe dos textos aqui no Prados On-line. Pouco menos de três meses desde a última publicação. Mas com essa quarentena globalizada, e morando em um país onde hoje (19 de Março) a situação está mais avançada que no Brasil, volto aqui ao meu contato através do diário pradense.
Primeiro: a situação é realmente séria. Falando do vírus em si, é novo e ainda estão pesquisando e conhecendo. Ou seja: ainda não existe vacina nem tratamento específico que se tenha conhecimento, pela novidade do caso. Até poucos meses atrás não sabíamos dessa existência, ao menos a nível global.
Segundo: se todos ficarem doentes simultaneamente, não há SUS que chegue. Sim, mesmo pessoas com outras doenças, que são muitas, não terão atendimento devido aos leitos cheios nessa situação. Por isso a importância fundamental de ficarem em casa e evitarem QUALQUER tipo de contato. Não é brincadeira e não se trata apenas de você, mas sim de um senso de coletividade que inclui seu círculo mais próximo, família, amigos, e até agora quem você não conhece.
Tenho acompanhado as notícias de longe, e vejo que apesar de atitudes estarem sendo tomadas, muitos ainda não levam a sério. Se dentro de dias ou horas não pararem tudo, literalmente tudo, a taxa de eficácia não será satisfatória. Muitos acham que quarentena é a hora de aproveitar praia, churrasco, festa e afins. Não é.
Se não forem tomadas sérias providências agora, a situação ficará pior do que o imaginado, principalmente se tratando de um problema que não se vê, cheira ou é palpável.
Por aqui nos EUA, a tendência é do número de casos aumentar exponencialmente nos próximos dias, uma vez que o atendimento médico é apenas privado e com preços astronômicos. Apenas nos últimos dias que expandiram o acesso aos testes e estão rastreando mais pessoas. Ainda não possuo detalhes de como estão fazendo ou procedendo. Entretanto, já estamos em quarentena sem absolutamente nenhum compromisso há pelo menos uma semana. Aulas, concursos, eventos, viagens e afins de todas as naturezas foram canceladas, e muitos empregos parados.
A espera é de que assim como o ocorrido na China, primeiro país afetado, teremos um pico de casos, e após o ponto culminante, redução gradual de novas ocorrências.
Nesses tempos vemos o quão necessário é a pesquisa, educação e saúde gratuitos e com MUITO financiamento público. E o famoso conto do mercado livre, não funciona.
Infelizmente, agora é um bom momento para falar e apreciar a importância da cultura e arte, e como esses personagens tem sido afetados diretamente com esse cenário, me incluindo nisso como artista que sou. Tema que vou abordar na próxima publicação.
Também vou contar um pouco sobre o choque e diferenças culturais que aqui sinto, tendo em vista que o brasileiro possui uma tendência a acreditar que qualquer lugar é melhor, maior, mais confortável e interessante que o país.
Respeitem o que é dito, fiquem em casa, lavem as mãos e estejam saudáveis!
Octávio Deluchi
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50