Homens gays não são mais impedidos de doar sangue em Minas Gerais. A informação foi confirmada pela Fundação Hemominas. A medida está em vigor desde a última semana.
Anteriormente, homens que tivessem tido relações sexuais com outros homens nos 12 meses anteriores não podiam doar sangue, porque este perfil estaria relacionado à possibilidade de contágio por doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Segundo a Fundação, a medida foi tomada com base na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em maio, que considerou inconstitucional o impedimento à doação de sangue por homens que têm relação com outros homens, e a Lei Estadual 23.654, de junho deste ano.
“As restrições, normas, requisitos e os critérios para doação de sangue serão aplicados igualmente a todos os candidatos à doação de sangue, sem distinção discriminatória de cor, raça, orientação sexual, identidade de gênero, entre outros, avaliando-se justificadamente as condutas individuais visando à proteção da saúde pública”, disse a Hemominas.
Apesar de ter retirado a restrição, a Fundação informou que seguirá submetendo todos os candidatos à avaliação clínica.
*G1
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50