Duas chuvas de meteoros devem movimentar o céu noturno essa semana. Na madrugada entre quinta-feira e sexta-feira ocorre a máxima da Alfa Capricornídeas e, na noite seguinte, entre sexta e sábado, a máxima da Delta Aquáridas do Sul.
A capricornídeas, que chega ao ponto máximo nos próximos dias, não é uma chuva muito intensa e raramente produz mais de cinco meteoros por hora. Mas é notável por produzir bólidos explosivos e algumas bolas de fogo durante o período de atividade, que vai até o dia 15 de agosto.
Já a Delta Aquarídas do Sul é uma chuva mediana, melhor vista nas regiões tropicais do Hemisfério Sul. A atividade ocorre entre 12 de julho e 23 de agosto, e pode gerar até 16 meteoros na madrugada do sábado. Mas é preciso estar em um lugar bem escuro para aproveitar: Os meteoros dessa chuva são geralmente mais fracos, e não apresentam trilhas persistentes nem bolas de fogo.
Meteoros são fenômenos comuns e podem ser vistos com frequência em todas as noites. Entretanto, em certas épocas do ano, a Terra atravessa uma área do céu que possui uma quantidade maior de detritos deixados por cometas ou asteroides. Quando isso ocorre, vários desses fragmentos atingem a atmosfera ao mesmo tempo, formando as chuvas de meteoros.
Esse ano, a Lua em fase minguante deve atrapalhar a visualização, mas até ela nascer por volta da meia noite, o céu vai estar escuro o suficiente para se observar uma boa quantidade de meteoros.
O ideal é procurar um local afastado das grandes cidades, para evitar a poluição luminosa. Se o tempo estiver bom, sem muitas nuvens no céu, essa vai ser uma boa oportunidade para todos aqueles que gostam de assistir esse fenômeno brilhante da natureza.
*OlharDigital
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50