Uma ação emergencial de protetores voluntários reacendeu o alerta para o alto número de animais abandonados em Prados e em outras cidades da região. O caso envolve a Fazenda do Banco, localizada às margens da rodovia que liga Prados a Dores de Campos.
O local, que não possui moradores fixos no momento, tornou-se um ponto frequente de abandono de cães e gatos. Segundo voluntários, os animais acabam se abrigando nas construções da fazenda, o que fez a situação sair do controle.
De acordo com Daniel Carvalho, protetor voluntário, o proprietário da fazenda não tem condições de arcar com os custos e nem de dar destino aos animais que “aparecem” por lá. Assim, grupos de protetores de Prados têm se mobilizado para conter o problema. Além do fornecimento de ração, no último fim de semana alguns animais foram castrados. O vereador Paulo Junior contribuiu com o deslocamento para a castração.
No local, Daniel contabilizou cerca de 30 animais, entre cães e gatos. Ele explicou que a ação só tem sido possível graças a parcerias com outros grupos da região. Para tentar coibir o abandono, câmeras de vigilância serão instaladas no entorno da fazenda, com objetivo de identificar os responsáveis.
Atualmente, os voluntários reforçam o pedido de ajuda: quem puder adotar um animal ou contribuir com a causa pode procurar diretamente o grupo de Prados.
Abandono é crime
Vale lembrar que abandonar animais é crime previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), com pena de três meses a um ano de detenção, além de multa. Quando há maus-tratos, a pena pode ser aumentada em até um terço.
Casos como esse devem ser denunciados à Polícia Militar, preferencialmente com registros em fotos ou vídeos que auxiliem na identificação e punição dos responsáveis.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50