O tempo seco e o forte calor que atinge Minas Gerais vem castigando várias cidades do Estado. De acordo com o boletim da Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), 159 municípios já decretaram situação de emergência devido à seca. Ainda conforme o órgão, 24 processos foram arquivados. No entanto, 117 já foram reconhecidos, 108 homologados e outros 14 estão em análise.
Cidades de nossa região, como Barroso (que decretou ontem Estado de Emergência), Oliveira, São João del Rei e Barbacena já enfrentam algum tipo de problema no abastecimento. Dores de Campos chegou a cogitar um racionamento de água e posteriormente descartou pelo menos por enquanto a hipótese.
Prados tem situação um pouco mais confortável neste sentido, devido ao fato de nosso sistema de abastecimento ser baseado em água do subsolo, extraída através de poços artesianos.
Todos os rios da região encontram-se com volumes muito abaixo do normal para esta época do ano. Além disso vale lembrar que a nascente do Rio São Francisco secou pela primeira vez na história, São Paulo agoniza com falta d’agua a meses, e enfim, é chegado um momento para a sociedade repensar o uso da água.
Previsão:
Segundo o INPE(Instituto de Pesquisas Espaciais), existe a possibilidade de chuvas rápidas hoje (15/10) em Prados, e para a próxima semana com um volume mais consistente em nossa região. Ontem por exemplo, os termômetros chegaram aos 34 graus em Prados.
Para conferir a previsão completa para Prados, atualizada diariamente pelo Prados Online, clique aqui.
Foto: Agência AFP
Publicado em 15/10/2014
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50