Existem setores, como a construção civil e a metalurgia que sentem drasticamente os efeitos da retração da economia, mas outros vão muito bem, investem e obtêm lucros. Isso acontece em Prados e em todo o país.
Grande exemplo disso é o setor de estética, que depois de apurar a bolada de R$ 3,5 bilhões no ano passado, aposta num crescimento de 160% em 2015. Outro setor que cresce em tempos de turbulência é o de tecnologia, seja para grandes ou pequenas empresas. O gigante Google já anunciou a decisão de ampliar o escritório de Belo Horizonte, que já emprega 100 engenheiros, com orçamento de R$ 30 milhões. Muito distante do tamanho do Google, mas com o mesmo otimismo, em Prados, a NP Publicidade, que desenvolve e hospeda sites e lojas, além de ser responsável pelo Prados Online, Visite Prados e outros meios de publicidade, também cresceu, investiu em estrutura e atendimento, contratou, e vende hoje cerca de 30% mais do que vendia em 2014.
Como mostramos ontem aqui mesmo (relembre), o artesanato e o turismo em Prados e região vão muito bem e confirmaram isso nas férias. Os fabricantes de bebidas também não têm muito do que reclamar, eles esperam crescer 10% este ano. Aqui em Minas, marcas artesanais como a Backer e Krug Bier estão investindo R$ 7,3 milhões em equipamentos. Remando, da mesma forma, na contramão da crise, os supermercados mineiros vão investir R$ 300 milhões em 85 novas lojas, na expectativa de um aumento de pelo menos 1,5% no faturamento.
A fórmula do sucesso
Talvez essa fórmula não exista, os setores e situações exigem ações e reações diferentes, mas tanto os especialistas em mercado, como os empresários com os quais nossa equipe conversou são unânimes em afirmar que o planejamento bem feito, a organização, investimento em publicidade adequada e ações rápidas em “bater de frente” com a crise são diferenciais que podem fazer diferença entre os que saem maiores e os que saem menores de momentos turbulentos.
Publicado em 13/08/2015 às 09:53
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50