Segundo dados do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), a tendência climática para o mês de dezembro na maior parte do estado é de chuva dentro da média esperada e, nas regiões do Triângulo, Oeste e Zona da Mata, de chuvas acima da faixa normal climatológica. Assim, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec) orienta a população a adotar ações preventivas durante o período chuvoso e a evitar situações de risco.
O diretor de Controle de Emergências da Cedec, Tenente Sandro Brágio, recomenda que a principal medida a ser tomada pela população é agir rapidamente e com bom senso. Segundo ele, os principais causadores de ocorrências com vítimas relacionadas à chuva são, nesta ordem, as inundações, os deslizamentos e as descargas elétricas. Em caso de enxurrada, é preciso sair rapidamente do lugar e, se possível, dirigir-se a um local mais alto, com maior possibilidade de escoamento da água. Se a pessoa estiver de carro e não for possível sair do local, é preferível abandonar o veículo.
Outra recomendação importante é não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se com doenças como hepatite e leptospirose.
Em locais com risco de deslizamento de encostas, os moradores devem estar atentos a trincas e rachaduras no chão das casas e também nas encostas. Se houver inclinação de árvores, postes, cercas ou muros, pode ser um indício de que o terreno está cedendo. Neste caso, é preciso pensar na segurança da família primeiro, sair do local e acionar a Defesa Civil.
Já em caso de descargas elétricas, estando na rua, a recomendação é nunca se abrigar debaixo de árvores. Se estiver em casa, é necessário desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas, afastar-se de janelas e não manusear nenhum aparelho ligado à rede elétrica, em hipótese alguma.
Em caso de perigo, o cidadão deve acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone 199. A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec) também possui um plantão 24 horas, pelo telefone (31) 99818-2400. Nos casos de acidentes com vítimas, ligar imediatamente para Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou para o SAMU, pelo telefone 192.
Publicado em 08/12/2016 às 11:00
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50