Nesta segunda-feira (26/6), 54 médicos cubanos desembarcaram em Belo Horizonte. O objetivo é a recomposição do Programa Mais Médicos em Minas Gerais. A previsão é de que outros 22 profissionais desembarquem amanhã (28/6), nos aeroportos mais próximos aos municípios onde atuarão. Dessa forma, o total de médicos para compor o quadro do programa chegará a 76 profissionais.
Como explica a Superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ana Paula Medrado, essas médicas e médicos chegam para preencher o quadro de profissionais de 42 municípios mineiros que solicitaram a manutenção do programa.
Aqui na região, Barroso e Santa Cruz de Minas receberão uma médica cada, Carandaí receberá 2 profissionais e São João Del Rei três novos médicos.
O Programa
Criado em julho de 2013, o Programa Mais Médicos objetiva não só enfrentar a escassez de médicos, que pode comprometer a promoção de um Sistema Único de Saúde (SUS) mais justo e equânime, mas também de possibilitar um melhor desenvolvimento da Atenção Básica no país.
Dessa forma, o programa recruta profissionais graduados no Brasil e fora do país, brasileiros e estrangeiros, para atuar nas áreas com maior necessidade e, assim, garantir à população o direito concreto ao acesso universal e de qualidade aos serviços de saúde.
Os profissionais que integram o programa atuam na Atenção Básica, porta de entrada preferencial do SUS. De acordo com o Ministério da Saúde, é neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos. Saiba mais sobre a atenção primária e o Sistema Único de Saúde em www.saude.mg.gov.br/sus.
Publicado em 27/06/2017 às 09:33 hs.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50