O outono começou hoje (20), as 13:15, e vai até dia 21 de junho, quando chega o inverno. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação será marcada pela redução gradativa dos efeitos do La Niña, influenciando as chuvas no Brasil.
O instituto informou que o outono geralmente é marcado por uma redução das chuvas no Sudeste, Centro-Oeste e no Sul do Norte. Há também a chegada de massas de ar frio, que são originadas no Sul do Continente e trazem uma prévia do inverno – a temperatura começa a cair, principalmente no Centro-Sul.
No Norte e no Nordeste, a chuva ainda deve prevalecer. Vale lembrar que com o La Niña, as temperaturas deste verão se mantiveram abaixo da média – tivemos até geada nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Isso ocorreu porque as águas do Oceano Pacífico Equatorial estavam mais frias. Segundo o Inmet, isso já começou a mudar desde fevereiro e o fenômeno deve ser cada vez menos sentido neste outono.
Aqui no sudeste
Choveu em boa parte da região durante o verão, com exceção da parte central de São Paulo. De acordo com o Inmet, a capital paulista registrou o verão mais seco desde 1961.
É normal, no entanto, que as chuvas na região diminuam enquanto se aproxima o outono. A estação deverá manter a média prevista de chuvas, com uma queda gradativa nas temperaturas que pode ser sentida com mais força em Minas Gerais e São Paulo.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50