Empregar mão de obra de presos e contribuir para a preservação do meio ambiente são alguns dos benefícios do galpão de reciclagem de lixo eletroeletrônico, inaugurado neste fim de março, no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Juiz de Fora (Ceresp). Para o local, serão enviadas, semanalmente, quatro toneladas de material, entre computadores, televisores, estabilizadores e outros tipos de equipamentos.
O local funciona graças à parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) e a E-Ambiental, uma empresa comprometida com o conceito de desenvolvimento sustentável, voltada para a reciclagem, reutilização e restauro de equipamentos sucateados.
Inicialmente, três detentos realizarão as atividades, mas com o aumento da quantidade de equipamentos coletados e recebidos, o número de presos pode chegar a 15. Eles terão direito a remuneração – 3/4 do salário mínimo – e remição de pena, ou seja, para cada três dias de trabalho, um a menos no tempo de sentença.
Um dos sócios da empresa E-Ambiental, Thiago Willian da Cunha, ressalta que ações sociais e ambientais devem andar sempre juntas. “Temos um projeto de oferecer cursos de informática para os presos, com a utilização de computadores ainda em condições de uso, que chegam à nossa empresa. Muitas vezes, uma máquina já não atende um determinado usuário, mas pode ser útil para outro”.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50