Aconteceu na noite desta terça (18/09) a 15ª Sessão Ordinária da Câmara de Prados neste ano de 2018. Esta foi uma Sessão rápida, marcada pela votação de um importante projeto e por críticas de Vereadores da situação ao Executivo.
Foi votado e aprovado por unanimidade o projeto 054, do Vereador Lourival, que proíbe a inauguração de obras inacabadas em nossa cidade. Durante a discussão o autor ressaltou a importância de tal projeto, que se não é algo inédito, aqui foi iniciativa dele. Ainda durante a discussão o Vereador Daniel lembrou que poucos dias antes do projeto entrar em tramitação aqui em nossa cidade, o Prados Online mostrou iniciativa semelhante na cidade de Barroso.
Na Tribuna, a Vereadora Vicentina parabenizou a Prefeitura que vai começar as obras de calçamento na “Estradinha Velha”.
O Vereador Daniel cobrou do Líder do Governo o andamento na Prefeitura do novo projeto de ensino, que foi recentemente aprovado por 5×4. Ele ainda comentou sobre boatos maliciosos de que o recente Concurso Público em Prados seria uma exigência dele e do Vereador César, afim de prejudicar os pradenses. Ele salientou que o Concurso é constitucional, que serve para que as pessoas ingressem no serviço público por mérito, que é o certo, mas que é triste que alguém use uma pessoa que não passou no Concurso para espalhar tal mentira.
O Vereador Vagner pediu ao Líder do Governo que se corrija aquela poça d’agua que se forma no quebra-molas próximo a UCA, e ele aproveitou para desapontado, dizer que pediria pela última vez uma sinalização de trânsito no centro da cidade. Ainda sobre o Concurso, o Vereador afirmou que em partes é a favor, mas em outras é contra os Concursos, que fazem com que pradenses sejam desempregados e o dinheiro não circule aqui, além disso, segundo ele o concurso “tira o poder do Prefeito de colocar pessoas de sua confiança no trabalho.”
O Vereador César reafirmou a fala do Vereador Daniel sobre o Concurso, ele aproveitou pra agradecer ao Vereador Paulinho pelo fato de que a Prefeitura sinalizou o entorno do parque de exposições como ele sugeriu, mas que infelizmente um Secretário da Prefeitura contrariou o próprio Prefeito e pediu a PM pra não fiscalizar os estacionamentos, ele aproveitou e pediu que se volte a discutir o trânsito na cidade.
O Vereador Naninho pediu a fala do Vereador César e fez solicitações sobre reparos em ruas e sinalizações em Bichinho, principalmente com relação a estacionamentos na comunidade, que como todos sabemos tem grande movimento nos fins de semana.
O Vereador Lourival justificou sua falta e do Vereador Delfim na última Sessão, estavam buscando recursos para a cidade. Sobre o Concurso Público ele complementou a fala do Vereador Vagner, afirmando que infelizmente bons profissionais e que são daqui acabam não passando no Concurso, mas que é lei, é correto e tem que ser cumprido. O Parlamentar comentou ainda dos poços artesianos que deverão ser perfurados nas comunidades do Coqueiro e Estação, que devem resolver o antigo problema de abastecimentos nestes locais. Lourival aproveitou parte de seu tempo pra dizer que o que é certo tem que ser elogiado, porém o que não é certo tem que ser criticado, ele afirmou que muitos pedidos são feitos ao Executivo, nada acontece e ninguém explica, e que ele (Lourival) acha que os Vereadores deveriam começar a convocar Secretários a se explicarem na casa pois a população merece isso.
O Vereador Delfim falou como Líder do Governo, em meio às respostas aos Vereadores ele afirmou que o engenheiro de tráfego já esteve em Prados e que um grande projeto de trânsito deve surgir em breve, englobando Pinheiro Chagas, a região central e também Vitoriano Veloso.
Por último falou o Vereador Paulinho, Presidente da casa, ele ressaltou a presença de voluntários que assim como ele treinam crianças em Prados e que estavam ali, segundo Paulinho a convite dele próprio. Ele fez duras críticas à Secretaria de Esportes de Prados que segundo suas palavras tem dificultado o acesso dos treinadores a material esportivo (mesmo a Câmara tendo votado a subvenção de R$22 Mil para a ADESP, que serve para facilitar a compra e distribuição do material), o que desestimula esses voluntários, que não querem nada mais do que respeito e dignidade para atuarem. Ele falou ainda do “bolsa atleta”, projeto aprovado na Câmara, que visava facilitar a ajuda de custo da Prefeitura a atletas pradenses em competições, mas que segundo Paulinho na prática ainda não ajudou ninguém, isso por causa de burocracia.
O Presidente pediu o apoio dos demais Vereadores para cobrar uma posição a respeito e se preciso, até revogar a lei do “bolsa atleta”.
Abaixo é possível ouvir a íntegra do áudio desta Sessão. Além disso, as Sessões da Câmara são transmitidas ao vivo pelo site da casa e podem ser acompanhadas por toda a comunidade.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50