O Planalto de Fátima fica cerca de 11Km do centro de Prados, às margens da AMG 405 (Rodovia Major Reginaldo Silva), apesar desta proximidade a comunidade pertence ao município de Coronel Xavier Chaves, porém a Capela de N. S. de Fátima que fica no local pertence à paróquia de Prados.
E por causa desta capela a comunidade está em festa, é que o local foi todo restaurado e agora devolvido à comunidade. A obra foi realizada pela Prefeitura de Coronel Xavier Chaves, através do Conselho Municipal do Patrimônio, e contou ainda com ajuda da Paróquia de Prados e da própria comunidade que entrou com a mão de obra e parte do material, oriundo de festas religiosas e outras ações desenvolvidas.
A reinauguração aconteceu no último dia 13 de maio, data marcante, pois é dia de Nossa Senhora de Fátima. Por orientações da OMS, para evitar disseminação do COVID19, a cerimônia contou apenas com o prefeito e vice prefeito, respectivamente senhores Fúvio Olímpio de Oliveira Pinto e Antônio Maria Claret Assunção, com os conselheiros do patrimônio, o Pe. Rondineli e o seminarista Geovani. Foi feita a benção e descerramento da placa.
Sobre a capela:
“Às 11 horas do dia 31 de agosto de 1953, em altar “artisticamente” armado na casa da escola foi celebrada a missa de abertura em intenção de todos os paraninfos. Logo após seguiu-se a cerimônia da benção da pedra fundamental da futura igreja com elevado número de paraninfos os quais assinaram a ata inaugural que foi colocada em um vidro hermeticamente fechado, lacrado, enterrado e chumbado com cimento na cava da pedra fundamental.
Naquela oportunidade foi fundada também a conferência de São Vicente de Paulo que ganhou o nome de Conferência de N. S. de Fátima.
A comissão encarregada da Construção da nova igreja sob a direção do pároco foi formada assim: José Mariano de Resende, Manuel Domingos de Souza, José Eugênio Jacques, José Antônio Ferreira, Roque do Amor Divino, Antônio Cirilo Jacques, José Raimundo de Souza, Joaquim Vicente de Melo, Olavo Gonzaga de Figueiredo, Vicente de Paum, Antônio Moreira da Silva, Antônio de Paula, Francisca Maria das Neves, Albertina Maria de Souza, Dometildes Rodrigues de Assis, Nilza Maria da Conceição, Maria Aparecida Rodrigues, Flora Maria de Souza, Maria Celestina da Silva, Maria Margarida Figueiredo, Maria Aparecida de Assis e Maria José de Resende. .
Em 18 de outubro de 1954, às 10:00 horas foi celebrada a cerimônia de benção da imagem de N. S. de Fátima com um metro de dimensão oriunda de Portugal na capela ainda em construção. O ato foi paraninfado por grande número de padrinhos que depositavam suas doações ao pé da imagem juntamente com o ósculo de amor e veneração. Em seguida o Revmo. Pe. Boaventura Foma discursou sobre a consagração ao Sagrado Coração de Jesus preparando assim a entronização nos lares das famílias da comunidade, seguido pela celebração da santa missa com elevado número de fiéis.
Em 26 de dezembro de 1954 foi celebrada a bênção litúrgica solene da igreja e a missa festiva com participação ativa da comunidade e adjacências. Sendo que na véspera, 25 a chegada oficial da imagem se deu em clima de festa e procissão organizada de um quilômetro de caminhada, orações cantos e muito fervor.”
E esta é a história de devoção da comunidade para com sua santa padroeira e a capela até os dias de hoje, história agora renovada e valorizada com esta restauração feita sob união de esforços.
*Histórico: Livro de tombo paroquial número 04 de 1945 a 1954, transcrito manuscrito pelo então pároco, Revmo. Padre Francisco Eduardo de Assis.
*Fotos e informações: Paróquia de Prados
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50