Lenisa Teixeira de Carvalho, do Artesanato Bicho da Terra, e Claudinéia Marisi Jaques da Silva, do Atelier Cláudia Silva, estão entre os mais de 5 mil expositores da 25ª Fenearte, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato, que acontece de 09 a 20 de julho, em Olinda (PE).
A participação das duas artesãs não foi por acaso: Lenisa passou pelo edital público do Sebrae, e Claudinéia foi aprovada no edital público do PAB (Programa do Artesanato Brasileiro), o que reforça o reconhecimento do trabalho artesanal que ambas desenvolvem há anos com dedicação, identidade e originalidade.
Com o tema “A Feira das Feiras”, a Fenearte celebra 25 anos como a maior feira de artesanato da América Latina. São mais de 700 estandes, com expectativa de público superior a 320 mil pessoas e movimentação econômica que deve ultrapassar os R$108 milhões alcançados em 2024.
Lenisa, que representa também outros 36 artesãos pradenses de forma direta ou indireta, comemora os resultados da feira:
“A feira está sendo ótima. Fiz muitos contatos e a venda é muito satisfatória. Pra uma feira dessas, trabalha direta e indiretamente 36 artesãos pradenses junto comigo, isso divulga muito nosso artesanato e faço questão de falar a toda hora de Prados e Bichinho”, relata.
A artesã Claudinéia, natural de Bichinho e dona de uma loja próxima ao posto de gasolina do distrito, também está se destacando na feira, levando a força do artesanato local para o público nacional e internacional.
A Prefeitura de Prados também teve um papel importante no processo, oferecendo apoio logístico com o transporte das mercadorias e deslocamento até o aeroporto.
“Essa ajuda foi fundamental pra gente conseguir concretizar nossa vinda”, afirmou Lenisa.
A Fenearte segue até o próximo domingo (20), e mais uma vez, Prados e Bichinho mostram porque são referência quando o assunto é arte popular brasileira.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50