Alertamos aqui no Prados Online, na última semana, em duas matérias, para a gravidade da situação da febre amarela em Minas (relembre aqui e aqui). Agora, diante do surto de febre amarela nas regiões do Mucuri e do Rio Doce, no Leste de Minas, o Governo Estadual adotou na última semana duas medidas para tentar reforçar o combate à doença.
Durante seminário em Teófilo Otoni, o Governador Fernando Pimentel anunciou a liberação de R$ 26 milhões para as regiões em alerta por conta da doença, o que vai permitir a contratação de mais profissionais e ampliação dos serviços, com vacinação até mesmo nos domingos nos postos de saúde. Antes, ele assinou decreto de emergência em saúde pública regional nos 152 municípios que integram a área de abrangência das quatro unidades regionais de Saúde pertencentes à área, devido à ocorrência de casos de febre amarela. A medida permite a aquisição pública de insumos e materiais e a contratação de serviços necessários ao atendimento da situação emergencial com dispensa de licitação. Também por meio do documento, o Governador criou a Sala de Situação para monitorar os casos da doença no estado.
Pelo novo balanço divulgado na última semana pela Secretaria de Estado de Saúde, Minas já tem 133 casos suspeitos da doença, com 20 considerados prováveis. Em relação aos óbitos, foram notificados 38, com 10 destes tendo a febre amarela como provável causa da morte.
A febre amarela é tratada como a maior preocupação do Governo atualmente, o crescimento dos casos da doença é sério, merece atenção e dedicação.
Em Prados
Conversamos com o Secretário Municipal de Saúde, Rildo Costa, que reiterou que como Prados não está em área de risco, a cidade continua com o calendário normal de vacinação e está preparada para um eventual aumento na demanda.
Ressalta-se que quem for viajar para áreas de risco deve procurar um posto de saúde com no mínimo 10 dias de antecedência afim de regularização da vacina.
Publicado em 17/01/2017 às 11:44
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50