Aproveitando o ensejo do texto anterior, quero aqui colocar o holofote novamente sobre questões culturais e políticas. A experiência que aqui tive até agora,mostrou que por questões de poder, dos períodos de colonização e pelo que hoje consideramos um país de primeiro ou terceiro mundo, os Brasileiros estudam mais sobre outras culturas que os irmãos ao redor do mundo estudam sobre a nossa. Quem faz a história é sempre o dominador. Por conta disso, muito se pergunta sobre nosso país, e pouco se sabe sobre as terras tupiniquins. Sobre isso, sugiro ler o texto anterior.
Uma das relações fundamentais para o posicionamento de um país ao redor do globo, além das questões econômicas, é sua capacidade de articulação de ideias, influências externas e desenvolvimento internacional. Tudo que não temos atualmente. Não é difícil perceber que em um período de 20 anos (ou mais), estamos em nossa pior situação econômica, política, ambiental, internacional, midiática e tudo que se possa imaginar. Não se faz necessário uma formação superior em relações internacionais para perceber tal condição. Isso é apenas um resultado de uma leitura do que vejo ao meu redor.
Quando a conversa surge com colegas não-brasileiros que estão nos EUA, tento lhes fornecer alguma informação, mas o sangue latino ferve e com isso não tenho destreza e fluência em inglês suficientes para explicá-los a condição, fico sem saber por onde começo. Para aqueles que nasceram e cresceram no país, em alguns momentos não faz muito sentido explicar todo esse processo político, imoral, ilegal e surreal que tem acontecido. Isso pois experienciamos a atual situação reagindo e tratando o assunto no âmbito do valor*, uma vez que nossas raízes e bases estão fundadas em terras verde e amarelo. Muitos são os culpados, também fruto do processo político que foi construído no país a décadas atrás, mas ainda é inacreditável que apoiadores do que acontece sejam recorrentes. Algo que deveria ter sido cortado há tempos.
Com esse pouco tempo nos EUA, já fiquei cansado de receber lamentos de colegas americanos e internacionais sobre a situação no país. Quando aqui cheguei, o que mais ouvia era “I’m sorry for the Amazon fires”. Já estavam horrorizados com o que vinha ocorrendo na Amazônia e com descaso ambiental que a situação escancarou. Sim, americanos vieram me desculpar pela situação que ocorria no Brasil em 2019.
Agora, mais recentemente, recebo cada vez mais mensagens e emails de pessoas me perguntando se minha família está em segurança no país. Primeiro, por conta da falta de respeito, gerenciamento, planos, propostas e atitudes sobre a maior pandemia em décadas, onde o maior país da América Latina se tornou o centro mundial do problema. Segundo, pela situação política que o país se envolve no momento. Sim, me perguntam se meus colegas, família e conhecidos estão a salvo e seguros no Brasil por conta da situação política. Isso é uma vergonha. O país virou um descaso, ocupando o posto de vergonha, decepção e perigo internacional. Repito as palavras propositalmente para enfatizar como os colegas internacionais ilustram o local. No passado, o país do futuro; hoje, o país da tragédia.
Octavio Deluchi
* – Aos interessados, sugiro pesquisar e ler sobre pedagogia musical e espiral de desenvolvimento de Keith Swanwick.
www.nytimes.com/2020/05/24/world/americas/brazil-us-coronavirus-travel-ban.html
www.nytimes.com/2020/05/18/world/americas/brazil-rio-police-violence.html
www.nytimes.com/2020/05/16/world/americas/virus-brazil-deaths.html
www.nytimes.com/es/2020/05/18/espanol/america-latina/covid-brasil.html
www.nytimes.com/2020/05/15/world/americas/brazil-health-minister-bolsonaro.html
www.nytimes.com/2020/05/01/world/americas/brazil-bolsonaro-coronavirus-crisis.html
www.nytimes.com/es/2020/05/01/espanol/opinion/moro-bolsonaro-coronavirus-brasil.html
www.nytimes.com/2020/04/25/world/americas/bolsonaro-moro-brazil.html
www.nytimes.com/2020/04/24/world/americas/brazil-bolsonaro-moro.html
https://www.bloomberg.com/opinion/articles/2019-11-14/brazil-s-politics-and-economics-are-splitting-apart
https://theconversation.com/a-year-after-jair-bolsonaros-election-why-hes-not-solely-to-blame-for-brazils-toxic-politics-125741
https://www.washingtonpost.com/world/the_americas/coronavirus-brazil-us-trump-travel-ban/2020/05/26/4f706abe-9f59-11ea-be06-af5514ee0385_story.html
https://www.washingtonpost.com/world/2020/05/01/brazils-bolsonaro-sits-ticking-coronavirus-time-bomb/
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50